Linux, Open-source, Programação e Produtividade

MMORPGs - Lord of the Rings Online

convidados em 19/10/2008

Gandalf
Este jogo é simplesmente incrível. Diferente da maioria do MMORPGs, o objetivo deste jogo é fazer a imersão do jogador no fantástico mundo criado por J.R.R. Tolkien. Um desafio que não é fácil, mas que foi muito bem executado.

A paisagem é simplesmente incrível. Ela é tão épica quanto possível e talvez só fosse mais realista se o próprio Tolkien tivesse feito. Não digo que ela é precisa, pois não sou um especialista em geografia da Terra-Média (especialistas no assunto podem ser encontrados no Conselho Branco), mas é emocionante. A parte histórica do jogo é incrível, com as quests principais bem ambientados no mundo, mas obviamente existe aquelas quests que pede para você matar 10 orcs ou algo do gênero. Para estas sempre há uma explicação, mas como elas não são quests que auxiliam na evolução da história, ficam muito atômicas.

O jogo é simplesmente viciante e provavelmente você gastará várias horas jogando, principalmente porque os textos são incríveis e lhe fazem sentir dentro do mundo de Tolkien. A jogabilidade é decente (não joguei muitos MMORPGs ainda, mas com certeza é melhor do que a do City of Heroes) e som é realmente bom e ajuda na emersão e o sistema é fiel as idéia do Senhor dos Anéis. Um exemplo disso é que ao invés de grupo temos as sociedades (fellowship) que podem executar ataques combinados e ainda é claro que cada classe tem o seu papel na sociedade exatamente como no livro.

Mas nem tudo são flores neste jogo e talvez um dos maiores problemas do jogo seja a população. Não sei se pela escolha do servidor, ou pela região em que estou com meu personagem (que é de baixo level) ou se realmente poucos jogadores jogam este incrível jogo, mas o que ocorre é que na prática não vejo mais que 3 ou 4 jogares na região em que estou e portanto fica difícil fazer amizades, clans e sociedades. A questão do PvP é razoavelmente estranha, já que você só joga com personagens do lado bom da guerra. Para que haja PvP foi criado um sistema chamado Monster Play, onde você tem vários personagens monstros que podem cumprir missões e realizar outras coisas, mas que o objetivo mesmo é ir em uma região que é comum a monstros e heróis para realizar PvP. Você começa com um mostro de alto nível, mas pode ir melhorando-o aos poucos. Essa região me pareceu muito mais populadas por jogadores, então talvez a interação no jogo esteja mais nelas.

Concluindo, este é um jogo incrível e deve ser experimentado se você procura um MMO. Existe um trial de 14 dias para que seja possível dar uma olhada no jogo.
Em breve falarei sobre o WoW (World of Warcraft) em outro post e porque escolhi o LOTRO em relação ao mesmo, mas infelizmente com a alta do dolar, vou esperar um pouco mais para começar a jogar…

Foto por Dunechaser.

P.S.: Procure no Flickr por “LOTR Lego” para muitas risadas.