Linux, Open-source, Programação e Produtividade

NeoOffice: Um OpenOffice Nativo para Mac

convidados em 29/08/2008

Neo Office Logo
Uma das maiores frustrações que tive no Mac foi o OpenOffice. O melhor pacote Office open-source é simplesmente uma carroça no meu MacBook. Provavelmente por causa do X11 que funciona de maneira bem estranha e que consome muita memória (até pouco tempo atrás eu não tinha feito um upgrade de memória ainda e por isso sofria muito com qualquer aplicação X11 no Mac). Outra questão é que ele não se encaixa na usabilidade do MacOS e é feio (pronto, falei). Ele simplesmente não encaixa.

Mas felizmente, em algum canto obscuro da internet, encontrei o NeoOffice. Trata-se de um fork do próprio OpenOffice, mas que ao invés de usar o X11 tem uma interface nativa para Mac. Como resultado ele é mais bonito que o OpenOffice e tem uma integração maior com o sistema, por exemplo usando as fontes do sistema e serviços de impressão sem precisar de outras configurações. Por outro lado, este pacote nunca é baseado nas versões mais recentes do OpenOffice, já que a equipe de desenvolvimento é pequena e gasta muito tempo para integrar a interface. Mas não tive nenhum problema até hoje por causa disso (mas também não sou um usuário diário de pacote Office, uso apenas quando alguém manda um anexo .doc – por favor, nunca faça isso, ao invés disso mande um pdf).

A nova versão do OpenOffice para Mac não precisará do X11 e, portanto, o futuro do NeoOffice é incerto. Mas o beta atual do OpenOffice não é nem um pouco estável e portanto recomendo o NeoOffice por enquanto até a versão 3.0 do OpenOffice sair.