Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Como escolher o layout de teclado no Fluxbox

Jonas Abreu em 20/05/2014

É bem simples. No arquivo de inicialização do Fluxbox, você simplesmente usa o comando setxkbmap para setar o layout de teclado.

setxkbmap -layout layout -variant variant

Existem diversos layout e variant que você pode escolher e não encontrei uma lista que tenha vários deles. Eu uso três combinações diferentes depedendo do que faço:

setxkbmap -layout us -variant altgr-intl

Esse é o modo padrão do meu teclado. É uma variação do us international, que uso para programar. O legal dessa variação é que se eu precisar de alguma letra com acento, consigo colocar usando o altgr.

setxkbmap -layout us -variant alt-intl

Essa combinação eu uso para escrever em potuguês (como esse post). Eu não gosto do padrão abnt, que é o dos teclados brasileiros. Basicamente esse é o teclado us international com deadkeys (sabe você apertar a tecla com o acento e ele só aparecer quando você apertar a letra que você quer acentuar? Pois é. Isso se chama deadkeys).

setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant ,abnt2

Por fim, tem o abnt2 para quando alguém for usar o computador no meu lugar (minha namorada, alguém pareando, etc). É a combinação que reflete o que está escrito nos teclados brasileiros e tem deadkeys.

Creative Commons License
Como escolher o layout de teclado no Fluxbox de Jonas Abreu está licenciado sob Creative Commons License.