Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Vidageek@France

fabs em 19/08/2009

Desde o começo de agosto, o vidageek conta com cobertura internacional! Isso mesmo, eu (o Fabs) me mudei para França, e  nos próximos 6 meses pretendo escrever uma série de artigos sobre a vida de um geek aqui pela Europa. Por hora, vou falar um pouco das minhas dificuldades tecnológicas, mas você pode ver mais sobre o meu dia a dia, arte, cultura e etc no meu blog pessoal. Tem um monte de fotos no picasa também.

Bom, por hora separei algumas historias.

Comprando um Ordinateur Portable (Notebook):

Três dias depois que cheguei em Paris, meu mac apresentou um problema na NVIDIA (clássico). Procurar uma assitência técnica foi um pouco complicado, e como também queria um eeepc para viajar, no meio do caminho decidi atrasar o concerto do mac e comprar um netbook.

Eu já fui do tipo de defensor do software livre que ficava indignado com aqueles pcs com um linux qualquer coisa que são vendidos no Extra. Depois por um tempo, escolhi ter menos dor de cabeça com computadores e comprei um mac. Pois bem, queria voltar ao mundo Linux, mas o primeiro problema que encontrei foi, diferente do Brasil em que vc ainda pode escolher entre windows e linux mal instalado, aqui, tudo vem com windows.


Segundo problema, pode esquecer o teclado QWERTY q vc está acostumado. Aqui é tudo AZERTY (Fica mais fácil de escrever a palavra fAZER :-). O máximo que consegui foi uns adesivos para colar em cima e ter o layout de teclado que eu uso. Quase dei um pulo em Londres para ver o DtSato e comprar lá.

Linux 9.04 “ne marche pas” (não funciona)

Dois dias depois de comprar meu eeepc 1101HA, ainda estava apanhando das configurações. Atualmente, ele roda Ubuntu 9.10 alpha (para funcionar todos os drivers), quando instalei o netbook-remix 9.04 não o kernel não suportava nem a wireless nem a ethernet.

Escrevendo nos Parques

Estou escrevendo esse artigo do meio do Jardim das Plantas. É incrível como existem lugares aqui para sentar, ler um livro, fazer pique-nique e bater papo. Faz muito sol em Paris, mas é muito legal ter essas sombras. A vantagem? Você pode usar seu notebook neles sem medo. Já vi até umas pessoas andando por ai de computador na mão, no meio da rua, numa boa.

Telefone Móveis

Não tive problema com isso, meu orientador me deu um chip e meu N95 já funcionava quando coloquei os pés no aeroporto. Mas fui comprar celular com a minha amiga e me expantei com o quanto é barato. Por 30-35 euros por mês, há 3G, televisão, gps, ligações ilimitadas para um conjunto de 2-3 celulares e cerca de 3h de ligação por mês. O Serviço 3G é excelente em Paris.

Wifi pela cidade

Qualquer lugar que eu paro na cidade tem Wireless (umas 30 redes). Os provedores de tv a cabo e internet oferecem esse serviço por assinante. A Free, operadora que minha amiga assina, tem uma tal de FreeWifi na cidade toda. Você habilita o seu roteador de casa a servir rede nos arredores de onde você mora, e recebe uma senha para poder usar pela cidade toda, uma ótima forma de colaborar.

Bom, por hoje só essas coisinhas do cotidiano. Em breve devo ir ao Dojo aqui em Paris e outras atividades para contar mais para vocês.

Se tiverem alguma dúvida sobre como algo funciona por aqui, é só deixar nos comentários. Abraços.

Creative Commons License
Vidageek@France de fabs está licenciado sob Creative Commons License.