Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Gnome Do

Luiz em 08/07/2009

Interface do Gnome Do
Ta aí um utilitário que deveria estar instalado por padrão no Gnome. Esse achado eu devo ao Pedro Matiello, colega meu de faculdade e de trabalho.

O Gnome Do é um acelerador de tarefas muito poderoso. Basta apenas pressionar o atalho configurado para ele e digitar uma ou duas teclas e pronto, você já fez o que precisava fazer: abrir o navegador (já com o site que você quer, se for o caso), o terminal, o gerenciador de pacotes, o seu jogo preferido, deslogar, tocar uma música, etc. É bastante extensível e customizável e ainda pode funcionar como um dock de aplicações. Você pode alterar o atalho que lança o aplicativo, ativar e configurar plugins. Dentre os plugins que eu uso estão o de indexação de arquivos, o de busca na Internet (OpenSearch, que te permite buscar em diversos serviços), o do Remember The Milk (ele até fica te alertando que você tem tarefas atrasadas!) e o de controle de sessão de usuário.

Em cada etapa do comando que você quer fazer, o Gnome Do faz busca em qualquer parte do nome dos itens pelas teclas que você digita. Por exemplo, se você digitar “t”, ele mostrar “Terminal” e, se você apertar a seta para baixo, vai ver uma lista com mais itens que contenham a letra “t”. Ao selecionar o item desejado, você pode escolher a ação apertando “Tab”. Nesse segundo passo, você também pode fazer busca digitando apenas algumas letras. Alguns itens também têm subitens, que podem ser acessados apertando a seta para a direita. Quando escolher a ação desejada, basta apertar “Enter”.

Esse utilitário é inspirado em utilitários semelhantes para o Mac OS X (Spotlight e Quicksilver, que eu saiba). Foi bom eu ter descoberto isso porque já estava ficando tentado a comprar um Mac quando vi as pessoas usando. Pena que ele ainda não é tão poderoso quanto os similares do Mac, mas já é de grande ajuda.

Imagem via valeriovalerio.org
Creative Commons License
Gnome Do de Luiz está licenciado sob Creative Commons License.