Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Defective By Design - 35 dias contra DRM

fabs em 01/12/2008

O Assunto de DRM é bem batido, todo mundo já falou um monte é verdade, mas o natal vem ai, e é tempo de relembrar.

Dia 26 de novembro, o site DefectiveByDesign.org iniciou a campanha “35 dias contra DRM” com o famoso caso de DRM na saída hdmi do novo macbook da Apple. Esses novos aparelhos saem de fábrica com um chip que impede que determinados conteúdos sejam exibidos em alguns dispositivos de vídeo, que podem ser plugados no macbook. É verdade que o hdfury já resolve esse problema, entretanto essa questão vai muito além.

A maior parte das vezes estamos muito mais preocupados com as questões práticas, que dizem respeito ao que podemos ou não fazer, e é nesses momentos que nos esquecemos do real impacto dessas medidas na sociedade. Yochai Benkler, em seu livro The Wealth of Networks(lembra dos reds, greens and blues?) explica através do “principio da bovinidade” de Lawrence Lessig como um conjunto pequeno de regras, efetivamente aplicadas, são suficientes para controlar um grande rebanho de animais. Segundo Benkler, esse foi um fator decisivo na diminuição do compartilhamento de músicas na internet, quando nos Estados Unidos se processou o criador do Kazaa e posteriormente os usuários que baixavam músicas em suas casas.

Eu sou um grande fã dos produtos da Apple, e sempre tive boa fé na empresa. No dia 6 de fevereiro de 2007, dia em que fiz 20 anos, Steve Jobs havia publicado um texto intitulado Thoughts on Music, onde ele explicava as razões pela qual a Apple tinha que oferecer as musicas com DRM pela loja virtual do ITunes, e como a empresa tinha interesse em poder vender música DRM-Free, caso as gravadoras aceitassem. Entretanto nós anos seguintes, cada vez mais os produtos da empresa passaram a conter DRM, entre eles o IPhone e agora o mac.

Minha mãe estava prestes a ganhar um macmini neste natal, ele não vem com nenhum drm até onde eu saiba, mas ainda assim estou vendo que ela vai ter que se contentar com algum hardware da efigênia, com Ubuntu 8.10, e não vai ser por causa da alta do dólar.

Mudando um pouco o assunto, já que falei do Ubuntu, essa semana eu participei de uma palestra com Christian Reis, que trabalha para Canonical(criadora do Ubuntu). O Kiko é responsável pela coordenação de 35 engenheiros remotos na produção do Launchpad, um trabalho bem interessante, que vai dar um ótimo post no futuro próximo :-).

Creative Commons License
Defective By Design - 35 dias contra DRM de fabs está licenciado sob Creative Commons License.