Linux, Open-source, Programação e Produtividade

SNL - O Caçador de Pipas

fabs em 12/11/2008

Faz quase um ano que eu escrevi e ainda não tinha sido publicado ^..

Já estava na hora da maré literária tomar outro rumo. É verdade que todo mundo adora uma fantasia, principalmente recheada de bruxos, dragões, cavaleiros nobres, anéis mágicos, mas eu particularmente já estava um pouco cansado. Foi então que vieram as conspirações religiosas, os cálices sagrados e novamente fomos bombardeados pela mesmo tipo de enredo, vai um personagem aqui , um pintor famoso ali. Foi então que para minha salvação a cultura árabe abarrotou as prateleiras das nossas livrarias. Com publicações estonteantes como Meu Nome é Vermelho, de Orhan Pamuk, e Névoa que deu a Orhan prêmio nobel de Literatura em 2006.

Entretanto o meu título predileto não está entre os tão aclamados romances turcos, mas sim, nas páginas de um outro árabe, o afegão Khaled Hossein. Esse escritor nasceu em Cabul, em 1965 e aos 11 anos se mudou com a família para Paris. Ao regressar ao Afeganistão entretanto, Hossein foi vítima da violenta invasão soviética. Em 1980 então mudou-se para Califórnia, onde se formou médico.

Não contente em apenas salvar vidas, Hossein escreveu o Caçador de Pipas, um romance sobre a relação entre dois garotos. Amir e Hassan nasceram e cresceram juntos, mamaram do mesmo leite porém eram bastante diferentes. Amir proveniente de uma família de posses era fraco e indeciso, ao passo que Hassan um hazara, pessoas consideradas um povo inferior, como os intocáveis na Índia, era bravo e corajoso, muitas vezes mais inteligente e sábio que Amir, sem nem mesmo saber ler.

Muitos dos temas da literatura se juntam nesse romance sobre valores, ao mesmo tempo que o livro se apresenta como uma história universal, que poderia ter ocorrido em qualquer canto do mundo, também traz as tradições árabes e pinta em nossa mente um Afeganistão diferente do que estamos acostumados a ver na televisão. Em uma trama fantástica, Hassan acabaria por decidir o futuro de Amir durante uma brincadeira com pipas, a batalha pela pipa azul.

Outro dia desses fui visitar uma amiga em Santos e ela estava com o Filme, vale muito a pena para quem não quer ler o livro pois é bem fiel.

Esse livro é do tipo que marca , que deixa seu enredo cravado em algum canto da alma do leitor. Certamente como eu, por causa de uma simples pipa, se você ler este livro, nunca mais vai esquecer da calça de veludo cotelê marrom.

Creative Commons License
SNL - O Caçador de Pipas de fabs está licenciado sob Creative Commons License.