Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Jogos para Geeks: Mudando Regras

Breno Franco em 03/09/2008

Fluxx, um jogo de cartas no qual as regras mudam Uma idéia bastante terna a qualquer geek que a conheça é a recursão e, por extensão, a auto-referência e a metalinguagem. E muitos gostam bastante de jogos. Então, o que acontece quando se faz um jogo cujas regras envolvem mudar as próprias regras? Aparentemente, Nomic.

Nomic é um jogo cuja única ação (a princípio, pelo menos) é sugerir e aprovar/reprovarar mudanças nas regras, e ganha quem primeiro chegar a 100 pontos. É uma idéia interessante, embora um tanto complexa para resumir em poucas palavras, ao que aparenta pelo conjunto de 29 regras necessário para começar uma sessão de jogo. Ou será que não? Que tal tentar uma partida de Nomic “puro”? Nessa versão destilada do jogo de Suber, há somente uma ou duas regras, o que permite jogar em qualquer lugar, mantendo as regras na memória, em vez de ter de lidar com muitos cartões, mesa, lápis e borracha.

Tomar parte em um jogo cujo andamento envolve mudar o próprio jogo pode ser uma experiência libertadora, e você pode descobrir mais sobre o modo de pensar daqueles que jogam com você. Ou não: isso pode se transformar em uma lambança imensa, dependendo da vontade dos participantes. De qualquer jeito, é uma experiência em auto-regulamentação, semelhante àquilo que acontece na legislatura.

Outro jogo que usa o conceito de mudar as próprias regras, embora o faça de modo controlado, é Fluxx, da Looney Labs. Trata-se de um jogo de cartas, que começa com cada um comprando e jogando uma única carta em seu turno. Entretanto, cartas de regras podem alterar significativamente o andar das coisas: você pode acabar tendo que comprar três cartas, jogar cinco (a primeira das quais escolhida aleatoriamente), com os turnos rodando no sentido inverso, e descartar até ficar com duas cartas, além do objetivo do jogo mudar.

Alguns outros jogos que merecem menção, embora não mudem as regras em si, mas por partilhar o espírito de reinvenção contínua, são Dvorak, no qual cartas – e seus efeitos – são definidas pelos jogadores, até mesmo durante o jogo e 1000 Blank Cards, um jogo no melhor espírito discordiano.