Jogos para Geeks: Settlers of Catan
Breno Franco em 05/05/2007Durante a estada em Porto Alegre, aprendemos (graças ao Danilo Sato) a jogar Settlers of Catan, um jogo de tabuleiro baseado em estratégia por turnos.
Projetado por Klaus Teuber, Settlers recebeu prêmios de “Melhor Jogo do Ano” na Alemanha e nos EUA.
A história é a seguinte: grupos de colonos chegam à ilha de Catan, e disputam entre si o domínio dos recursos e do espaço. Domínio esse que é estabelecido (no jogo) com a conquista de dez pontos de vitória.
No início, cada jogador coloca no tabuleiro dois povoados, cada um com uma estrada adjacente. Cada povoado deve estar a uma distância de pelo menos dois espaços de qualquer outro povoado, não importando seu controlador.
Durante sua vez, cada jogador joga dois dados, e avalia sua soma. Se ela for igual ao número que estiver sobre algum terreno, esse terreno concede, para cada povoado que se situe ao seu redor, um recurso de seu tipo ao contolador do povoado.
Entretanto, se sair um ’7′ na soma dos dados, todos os jogadores com mais de sete cartas de recursos devem descartar metade delas, e aquele que jogou os dados escolhe uma nova posição para o “ladrão” (uma peça que impede a produção de recursos no território em que se encontra estacionada), e toma um recurso, escolhido às escuras, da mão de um oponente que possua um povoado vizinho à posição escolhida.
Cada jogador pode trocar quatro recursos de um tipo por um recurso à sua escolha, mas possuir povoados em lugares especiais – os portos – altera esse balanço. Podem também ser feitas trocas livres entre os próprios jogadores.
E, após jogar os dados, o jogador pode “construir”, o que significa trocar os recursos adequados para poder colocar uma peça – estrada, povoado, ou cidade – no tabuleiro, ou obter uma carta de desenvolvimento, as quais possuem efeitos valiosos, como a habilidade de mover o “ladrão” para outro lugar (carta Soldado), ou ainda obter dois recursos à escolha (carta Ano de Fartura).
Cada povoado vale um ponto de vitória, cidades valem dois, a maior estrada (com comprimento maior do que seis) vale dois pontos, e o maior exército (com mais de três soldados) vale também dois pontos.
É um jogo interessante e bastante estratégico, com um fator aleatório razoavelmente forte – pelo fato da produção estar ligada ao lançamento dos dados. Só é de se lamentar o fato de que não existe uma versão nacional. MAS…
Há versões online como JSettlers e Xplorers, além de várias outras, e também existe um projeto (Pioneers) que oferece pacotes para Gentoo, Debian, e outras distribuições, além, é claro, do código-fonte.
Para saber mais (e ver fotos), há a entrada para Settlers Of Catan no BoardGameGeek, uma fonte de informações e (muitas) fotos de jogos de tabuleiro.