Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Economizando com Software Livre

convidados em 28/02/2007

Uma notícia da Folha Oline sobre Softwate Livre:

O Banco do Brasil economizou cerca de 20 milhões de reais em 2006 com uso de software livre nos cerca de 65 mil terminais da instituição financeira.

Esse seria o valor gasto com licenças de programas caso o banco utilizasse sistemas proprietários em seus terminais. O Banco do Brasil começou a usar software livre em pequena escala em 2001 e começou a ampliar a adoção desses programas em 2003.

Agora como pode haver tantas propagandas como aquela do Del Valle que desistiu do Unix e foi para Windows Server? Aquela velha coisa que a Microsoft fala que a relação custo/beneficio deles é maior que o do Linux?

E obvio que o Linux tem custos, pois afinal de contas tudo dentro de uma empresa tem um custo. Mas você não precisa de um administrador quando roda Windows Server? O mesmo acontece com o Linux. Você ainda tem que ter o seus admins e seus DBAs, não importa que é open source.

As pessoas acham que só porque o código é aberto ele é inseguro e incompleto. Que você terá que contratar o Linus Torvalds para para poder usar Linux na sua empresa. Ledo engano…

[Via Folha Online]