Linux, Open-source, Programação e Produtividade

Aleatórios

Breno Franco em 22/02/2007

Como todo geek nerd programador está cansado de saber, nem todo random é aleatório.

Um instante para que você possa digerir isso.

É isso aí. Engana-se quem pensa que números aleatórios são facilmente obtidos num sistema computacional com uma função matemática recorrente e um número inicial, a semente (ou seed, como preferem as linguagens) . Se você fizer isso, obterá números pseudoaleatórios (que, de alguma forma, ainda possuem algum resquício de ordem) porque:

  • computadores são máquinas determinísticas (mas se alguém provar que P = NP, pode ser um dia haja um algoritmo para gerar números verdadeiramente aleatórios em tempo polinomial)
  • as funções mais comumente usadas são, em geral, periódicas (não se preocupe, o período é grande o suficiente para aquele jogo legal que você está rascunhando)
  • se a mesma semente for dada, a seqüência de números emitida pelo gerador será exatamente a mesma (em essência, aqui está a não-aleatoriedade)

Agora você se pergunta: “Então, como raios vou conseguir números verdadeiramente aleatórios?”

E, para variar, já existe uma resposta. Há grupos de pessoas determinadas a gerar números aleatórios de verdade. Para isso, é necessária uma fonte de entropia (vocábulo leigo: desordem), como, mas não limitado a: antenas captando ruído branco, oscilações de temperatura do processador (ou do ambiente!), ou um sensor CCD captando luminosidade de fundo.

A partir daí, basta traduzir esses sinais caóticos para um formato digital, filtrá-los se necessário, pegar os bits de uma maneira que interesse, e pronto! Aí está o seu número, letra, ou o-que-quer-que-seja aleatório.

Sim, é mais fácil falar do que fazer.

Para ler mais:

Se você não quiser ter todo esse trabalho, o pessoal do random.org fornece bits aleatórios para você, de graça, e você pode até pegá-los em tempo real para sua aplicação Java.

Tem também o LavaRnd, onde eles usam um sensor CCD (como o que há em uma webcam) como fonte caótica, e têm um projeto no Sourceforge que contará com o código fonte necessário para todo mundo gerar seus próprios bits aleatórios.